A Casa de Cultura e Expressão Visuogestual é um projeto de extensão vinculado ao Programa Casas da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. O projeto tem como objetivo a difusão da Libras e da Cultura Surda no estado de Alagoas.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 e do Decreto 5.626 de 25 de dezembro de 2005, foi reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda brasileira. Assim, considerando que no estado de Alagoas, segundo o IBGE (2010), há mais 180 mil pessoas surdas ou com algum tipo de deficiência auditiva, faz-se mister que essa língua seja disseminada em meio à sociedade para que barreiras comunicacionais sejam amenizadas.
Os cursos oferecidos pela CCEV tem 45h de carga horária e são ofertados semestralmente. A carga horária do curso é dividida em 1 dia de aula por semana, 3h/aula por dia. O dia da semana pode variar, de acordo com a disponibilidade dos professores bolsista e com a disponibilidade de salas.
A CCEV funciona juntamente com as demais Casas do Programa no Espaço Cultural da Universidade, R. Mal. Roberto Ferreira, 148-212 - Centro, Maceió - AL, 57020-590.
Além de ter como objetivo a difusão da Libras, é objetivo do projeto proporcionar aos alunos da graduação do curso Letras Libras uma experiência efetiva com a docência. Desta forma, conforme a necessidade do projeto, abrimos seleção para que os alunos do Curso Letras Libras tenham a oportunidade de participarem do projeto como Professores em Formação Inicial (PFI). Contamos com 3 bolsas para os PFI's, entretanto, devido a demanda excedente, alguns deles atuam de forma voluntária. Os PFI's, embora estejam aprendendo, refletindo, produzindo e desenvolvendo competências relacionadas à docência na graduação, além dos encontros de orientação com o coordenador da Casa, ainda estão em processo de formação. Este espaço, portanto, configura-se como um laboratório de aprendizagem, prática e pesquisa. Por conta disso, a didática em sala, os conteúdos selecionados, bem como os materiais didáticos e abordagens metodológicas estão em fase de experimentação, estando, portanto, passíveis de modificação e aperfeiçoamento.
O projeto tem como público alvo a comunidade alagoana. Como política institucional do Programa, as inscrições para os cursos obedecem as seguintes prioridades nesta ordem: Rede pública (alunos da escola pública, ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública nos últimos cinco anos.) e UFAL (alunos e servidores da Universidade Federal de Alagoas.).
A entrada nos curso acontece anualmente, a partir de edital publicado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufal. Os candidatos podem se inscrever para o nível básico 1, ou para o teste de nível. Os níveis ofertados pela CCEV são o Básico 1, o Básico 2, o Intermediário e o Avançado. Vale salientar que a oferta dos cursos está sujeita à quantidade de bolsistas e de salas disponíveis, assim como o planejamento da coordenação do projeto, quanto à quantidade de turmas por nível.
Desde a sua fundação em 2010, a CCEV tem trabalhado arduamente em prol, não só da difusão da Libras, mas da divulgação da cultura surda no estado de Alagoas. Promover uma experiência cultural aos alunos vai além de ensinar a língua. Há uma atenção especial no que diz respeito à arte, os valores, as questões sociais e identitárias que envolvem a pessoa surda. A cada semestre, cerca de 60 alunos, divididos nos níveis de aprendizagem, tem uma experiência efetiva com a Libras e com as questões culturais que a cercam. Além dos cursos, alguns eventos contribuem para esta imersão cultural na comunidade surda.
Prof. Esp. Thiago Bruno de Souza Santos
Coordenador da Casa de Cultura e Expressão Visuogestual
contato: ccevlibras@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário